Sobragen

JA slide show

Boletim Eletrônico - 4° Edição - Março/13


 

Notícias

 

 

 

Sobragen nas Mídias Sociais

 

 

Seja um associado
Clique aqui!

 

Programe-se


 

Expediente

Realização
Sobragen

Coordenação
Secretaria Executiva Sobragen
Expansão Eventos - Luciene Marinho

Criação e Comunicação
Andreia Fernanda
Cristopher salazar
Diretoria SOBRAGEN
Renato Vinicius

Contato
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(11) 5081-7718


Fique por Dentro Diretoria

O Nova diretoria da SOBRAGEN toma posse
Diretores recém empossados assumem a gestão até 2015








No último dia 19 de fevereiro, terça-feira, ás 17:00 horas foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da SOBRAGEN - Associação Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem. Integrantes da Gestão anterior estiveram presentes e agradeceram aos associados da SOBRAGEN pela confiança e também agradeceram a todos que de alguma forma colaboraram para o bem da associação. E ainda desejaram boa sorte e sucesso a diretoria que compõe a nova gestão da entidade.

A nova diretoria assume a gestão da SOBRAGEN até dezembro de 2015. Na ocasião a nova presidente Luzia Helena V. Ferrero, disse "Gostaríamos de contar com a parceria dos associados, dos diretores e de todos aqueles que de alguma forma se relacionam com nossa associação. Vamos divulgar nossas ideias e propostas para nossas atividades durante o exercício de nosso mandato”, em seguida agradeceu o apoio recebido pela diretoria anterior.

Juntamente com a atual presidente Luzia Helena V. Ferrero (Gerente de Enfermagem Hosp. Alvorada Moema), assumem também os seguintes diretores e respectivos cargos:

Ivany Aparecida Nunes
Vice Presidente
Assistente Técnica de Saúde
HCFMUSP

Cezar da Silva
1a Secretário
Supervisor Assistencial do Pronto Socorro
Hospital São Camilo Unidade Pompéia

Martha Rejane S. Augusto
2a Secretária
Gerente de Enfermagem
Hospital Unimed Santa Helena

Hamdi Hussen Hassan
1a Tesoureira
Gerente de Enfermagem
Hospital Laforte

Fabiola Portella R. Martins
2a Tesoureira
Supervisora de Enfermagem
Hospital Alvorada

Sônia Aparecida Batista
Comissão de Divulgação
Gerente de Enfermagem
TotalCor

Claudia Regina Laselva
Comissão Científica
Gerente de Pacientes e Apoio Assistencial
Hospital Israelita Albert Einstein

Sémeia Corral
Comissão Científica
Consultora e Avaliadora do CBA
Complexo Santa Casa de Porto Alegre

Janete Akamine
Comissão Científica
Gerente de Enfermagem

Rita de Cássia Pires Coli
Comissão de Ética
Ger. Executiva de Enfermagem
HCor

Cristiane Oliveira Azzalin Navas
Conselho Fiscal
Ger. de Unidades de Internação
Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Elizabeth Akemi Nishio
Conselho Fiscal
Coord. das Diretorias de Enfermagem
SPD Afiliados

Karina Banhos
Conselho Fiscal
Enf. Qualidade e segurança do Paciente
Hosp. Austa

Este novo quadro de diretores assume o compromisso de gerenciar esta associação mantendo compromisso ético, transparência e zelar para que os profissionais atuantes no gerenciamento em enfermagem, continuem a encontrar na SOBRAGEM o apoio que tanto precisamos em nossas atividades e em nossa carreira. Com representativa participação e atuação no que se refere ao desenvolvimento humano e profissional a SOBRAGEM irá manter e buscar aprimoramento na qualidade de suas atividades, eventos, palestras e cursos. Atuar na gestão envolve inúmeros desafios, que requerem capacitação e aprimoramento de habilidades gerenciais e fornecer e dar condições para este aprimoramento aos nossos associados é um dos desafios que assumimos neste momento.

 

Ações em Destaque IX ENENGE
Atendendo a pedidos o ENENGE volta a Gramado/RS em 2013


Saiba mais sobre:

Veja a Programação

Envie seu Trabalho Científico

Concurso Público para Titulação e Revalidação de Especialista em Gerenciamento em Enfermagem

Faça já sua inscrição

Reserve sua hospedagem, fazendo com antecedência você garante melhores preços e prazos. Pagto em ate 10 x no cartão de crédito.

 


Minha História Envie sua História Profissional

Orgulho de ser enfermeiro


Seja associado sobragen e mande sua história que publicaremos nas proximas edições.

Para mandar sua história, acesse aqui

 

Notícia da Enfermagem

 

Estudo relaciona depressão infantil e doenças cardíacas.

"Pesquisadores descobriram que adolescentes que foram diagnosticados com o problema psicológico na infância são mais propensos a apresentar fatores de risco ao coração, como obesidade, tabagismo e sedentarismo"

Um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos, sugere que a depressão infantil pode aumentar o risco de crianças sofrerem de problemas cardíacos ao longo da vida. Isso porque, segundo a pesquisa, o problema psiquiátrico torna os jovens mais propensos a apresentar fatores de risco à saúde do coração, entre eles obesidade, tabagismo e sedentarismo, mesmo se eles não tiverem mais depressão. Esses achados foram apresentados neste final de semana durante o encontro anual da Sociedade Americana Psicossomática, em Miami.

De acordo com Robert Carney, professor de psiquiatria da Universidade de Washington e coordenador do estudo, há anos as pesquisas vêm mostrando que adultos depressivos correm um risco maior de ter problemas cardíacos. “Nós já sabíamos da associação entre a prevalência do transtorno mental e as chances de eventos cardiovasculares. O que nós desconhecíamos era em que estágio da vida é possível começar a perceber essa relação.”

A pesquisa de Carney envolveu 500 crianças, que foram acompanhadas de seus nove aos 16 anos de idade. Esses jovens faziam parte de um entre três grupos: um formado por aqueles que já haviam sido diagnosticados com depressão quando a pesquisa começou; outro, pelos irmãos desses jovens, que por sua vez não sofreram depressão ao longo do estudo; e, por último, um grupo de controle, formado por indivíduos livres do problema e que não tinham laços familiares com os outros voluntários

Do transtorno mental ao coração — Quando os adolescentes foram avaliados aos 16 anos de idade, os pesquisadores descobriram que 22% entre aqueles que apresentavam depressão aos nove anos eram obesos. Essa prevalência entre os seus irmãos foi de 17%, e de apenas 11% entre o grupo de controle. Além disso, cerca de um terço dos jovens que tinham depressão quando criança se tornou fumante ativo, em comparação com os 13% entre os seus irmãos e 2,5% entre os participantes do grupo de controle.

Ainda segundo os resultados do estudo, os adolescentes que haviam sofrido de depressão na infância foram os mais sedentários entre todos os participantes, e os membros do grupo de controle, que passaram a infância e a adolescência livres do transtorno, os mais fisicamente ativos. De acordo com os autores da pesquisa, embora os resultados mostrem uma associação entre depressão e risco ao coração, ele não estabelece uma relação de causa e efeito — ou seja, não é possível dizer que a depressão provoca diretamente problemas cardíacos, mas sim que aumenta a propensão a fatores de risco cardiovascular.

“Em partes, isso é preocupantes pois estudos recentes mostraram que quando os adolescentes apresentam esses fatores de risco cardíaco, eles são muito mais propensos a desenvolver doenças do coração quando adultos e até mesmo a ter uma vida mais curta. Pesquisas mostram, por exemplo, que jovens que são fumantes ativos têm o dobro de chance de morrer aos 55 anos do que não fumantes, e vemos quadros semelhantes em relação à obesidade nessa faixa-etária. Então, a associação entre depressão infantil e tais fatores de risco sugere que nós precisamos monitorar de perto as crianças diagnosticadas com depressão”, diz Carney..



Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude



 

Seja Bem Vindo

A SOBRAGEN é uma Sociedade civil, de direito privado, de caráter científico e cultural, sem quaisquer fins lucrativos.

Tem como finalidades congregar enfermeiros interessados e/ou envolvidos no gerenciamento da assistência, do ensino e da pesquisa em enfermagem. Promover cursos e outros eventos, publicações, visando o desenvolvimento profissional da área. Conceder o título de Especialista em Gerenciamento de Enfermagem, bem como proceder à revalidação periódica.

REDE SOCIAL

Boletim - Edição Atual

Boletim Sobragem
18ª Edição

Saiba mais

Interatividade

YOU ARE HERE: Home Boletim Eletrônico Minha História

Novidades em destaque

Fale Conosco

Secretaria Executiva Sobragen
Expansão Eventos
Tel: 11 - 5081 7718
Fax: 11 - 5081 7718
Email: expansaoeventos@expansaoeventos.com.br