Sobragen

JA slide show

Boletim Eletrônico - 3° Edição - Dezembro/12


 

Notícias

 

 

 

Sobragen nas Mídias Sociais

 

 

Seja um associado
Clique aqui!

 

A SOBRAGEN
deseja Feliz Natal

(Clique na Imagem)

Expediente

Realização
Sobragen

Coordenação
Secretaria Executiva Sobragen
Expansão Eventos - Luciene Marinho

Criação e Comunicação
Andreia Fernanda
Cristopher salazar
Diretoria SOBRAGEN
Renato Vinicius

Contato
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(11) 5081-7718


Fique por Dentro Eleições Sobragen 2012

Eleições Sobragen

O Processo Eleitoral SOBRAGEN, foi finalizado em 10/12/12, com o envio das cedulas de votação. Informamos abaixo, a Diretoria eleita para o periodo de 2013 - 2015, que já assume suas funções a partir de 01.01.2013 e a Cerimônia Oficial para a posse será realizada em Março/2013.

Presidente: Luzia Helena Vizona
Vice-Presidente: Ivani Aparecida Nunes

1º Secretário: Cezar da Silva
2º Secretária: Martha Regiane Silva Augusto


1º Tesoureiro: Hamdi Hussein Hassan
2º Tesoureiro: Fabíola Portella Ribas Martins

Comissões:

Científica: Claudia Regina Laselva
Ética: Rita Coli
Divulgação: Sônia Aparecida Batista

Conselho Fiscal: Cristiane Oliveira, Karina Banhos, Elisabete Akemi

 

Ações em Destaque Encontro Científico Sobragen

 

Atendendo a pedidos o ENENGE volta a Gramado/RS em 2013


Saiba mais sobre:

Normas para Envio de Trabalhos Cientificos

Premio Maria Antonia de Andrade Dias

Concurso Público para Titulação e Revalidação de Especialista em Gerenciamento em Enfermagem

Faça já sua inscrição

Reserve sua hospedagem, fazendo com antecedência você garante melhores preços e prazos. Pagto em ate 10 x no cartão de crédito.

 


Minha História Envie sua História Profissional

Heidy Carmecide da Silva Reis é enfermeira no A.C. Camargo

 

 



Veja o Vídeo

 

Sua experiência lhe ensinou que não só é importante estar realizada profissionalmente no Hospital, mas também se identificar com o paciente e oferecer carinho e orientação a todos. Trabalhando no Ambulatório Carmen Prudente há 11 anos com pacientes já no pós-operatório de câncer de mama, Heidy descobriu que os valores da vida estão nos detalhes e que as pacientes procuram, mais do que um profissional, um amigo.

Seja associado sobragen e mande sua história que publicaremos nas proximas edições.

Para mandar sua história, acesse aqui

 

Notícia da Enfermagem

 

População mundial vive mais, porém cada vez mais doente.

"Maior levantamento já feito sobre saúde global mostrou que doenças crônicas, causadas por fatores de risco como hipertensão, tabagismo e obesidade, estão se tornando cada vez mais prevalentes no mundo"

A revista médica The Lancet dedicou toda a sua nova edição, publicada nesta sexta-feira, ao estudo Global Burden of Disease Study 2010 (Carga de Saúde Global 2010), que avaliou as doenças e mortes em todo o mundo ao longo de 20 anos. O documento mostrou que, nesse período, a população mundial passou a viver mais, mas com pior saúde. Em partes, isso se deve ao fato de que, enquanto as doenças graves infecciosas estão sendo cada vez mais combatidas, cresce o número de condições crônicas. Ou seja, condições que fazem mal, causam dores e prejudicam a qualidade de vida, mas que não matam de forma imediata.

O projeto, feito pelo Instituto de Métrica e Avaliação em Saúde (IHME, sigla em inglês) e pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, também contou com a colaboração de mais de 300 instituições de todo o mundo, inclusive do Brasil. Ao todo, o estudo analisou os quadros de saúde de 180 países. O trabalho é considerado o maior já feito para descrever as doenças e os fatores de risco ao redor do mundo.

A pressão arterial é o maior fator de risco para a saúde atualmente, tendo sido responsável por nove milhões de óbitos no mundo em 2010, apontou a pesquisa. Em segundo e terceiro lugares estão, respectivamente, o tabagismo e o alcoolismo, que ultrapassaram a fome infantil. Na maior parte do que o projeto chamou de América Latina Tropical, que inclui o Brasil, porém, o álcool figura como o principal fator de risco para a saúde. Doenças associadas à bebida mataram quase cinco milhões de pessoas em todo o mundo em 2010.

População pesada — Enquanto a mortalidade global por desnutrição caiu, o fator de risco para a saúde que mais cresceu nos últimos vinte anos foi o excesso de peso — em 1990, ele correspondia ao décimo lugar ; em 2010, ao sexto. Hoje, maus hábitos alimentares e sedentarismo correspondem a 10% da carga de doença global. De acordo com os resultados, o sobrepeso foi responsável por três milhões de mortes ao redor do mundo em 2010 — um número três vezes maior do que os óbitos por desnutrição.

"Passamos de um mundo de 20 anos atrás em que as pessoas não comiam o suficiente para um mundo, inclusive em países em desenvolvimento, onde há muita comida, mas não saudável, que nos faz muito mal", diz Majid Ezzati, do Imperial College de Londres e um dos autores do estudo.

Má qualidade de vida — O estudo também listou os principais fatores responsáveis por piorar a qualidade de vida conforme a idade avança. São eles: dor nas costas, depressão, anemia por deficiência em ferro, dor no pescoço, doença pulmonar obstrutiva crônica, problemas muscoesqueléticos, distúrbios de ansiedade, enxaqueca, diabetes e quedas.

Mortalidade — Um dos avanços significativos que o estudo observou ao longo desses vinte anos foi a queda da mortalidade infantil. No entanto, isso não quer dizer que os números já são ideais. Condições como diarreia por rotavírus e sarampo ainda matam mais de um milhão de crianças menores do que cinco anos todos os anos, apesar da existência de vacinas eficazes contra tais doenças.

Se, por um lado, a mortalidade infantil está diminuindo a cada ano, o relatório observou um aumento de 44% no número de mortes entre pessoas de 15 a 49 anos entre 1970 e 2010. Os autores atribuem esse dado, entre outras coisas, ao aumento da violência e ao vírus HIV, para o qual ainda não foi encontrada uma cura. Em 2010, a aids foi a sexta principal causa de morte no mundo - com 1,5 milhão de mortes.

"Estamos descobrindo que poucas pessoas estão vivendo com perfeita saúde e que, com a idade, elas acumulam condições crônicas", dize Christopher Murray, diretor do IHME. "A nível individual, isso significa que nós devemos repensar como a vida será para nós aos 70 ou 80 anos de idade. Esses resultados também devem provocar profundas implicações para os sistemas de saúde em termos de definir prioridades.”

_______________________________________________________

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Global Burden of Disease Study 2010

Onde foi divulgada: revista The Lancet
Quem fez: Christopher Murray e equipe
Instituição: Instituto de Métrica e Avaliação em Saúde e Universidade de Washington, Estados Unidos
Dados de amostragem: População de 180 países
Resultado: A longevidade da população mundial aumentou, mas ela está vivendo cada vez mais doente. Fatores de risco que levam a doenças crônicas, como hipertensão e obesidade, estão aumentando cada vez mais. A mortalidade infantil e a desnutrição, por outro lado, diminuíram em 20 anos.
_______________________________________________________

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/populacao-mundial-vive-mais-porem-cada-vez-mais-doente



 



 

Seja Bem Vindo

A SOBRAGEN é uma Sociedade civil, de direito privado, de caráter científico e cultural, sem quaisquer fins lucrativos.

Tem como finalidades congregar enfermeiros interessados e/ou envolvidos no gerenciamento da assistência, do ensino e da pesquisa em enfermagem. Promover cursos e outros eventos, publicações, visando o desenvolvimento profissional da área. Conceder o título de Especialista em Gerenciamento de Enfermagem, bem como proceder à revalidação periódica.

REDE SOCIAL

Boletim - Edição Atual

Boletim Sobragem
18ª Edição

Saiba mais

Interatividade

YOU ARE HERE: Home Boletim Eletrônico Minha História

Novidades em destaque

Fale Conosco

Secretaria Executiva Sobragen
Expansão Eventos
Tel: 11 - 5081 7718
Fax: 11 - 5081 7718
Email: expansaoeventos@expansaoeventos.com.br