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Entrevista - José Luiz Tejon

 

 

José Luis Tejon é professor de Pós Graduação da FGV e da ESPM de São Paulo; Diretor Vice Presidente do Conselho Cientifico para a Agricultura Sustentável – CCAS; Presidente da TCAInternacional, com parcerias na Europa e Israel. Foi Diretor do Grupo O Estado de São Paulo, do Grupo Agroceres e da Jacto S/A. Membro do conselho de empresas; consultor; com formação de Mestre pela Universidade Mackenzie, em Arte e Cultura; doutorando em Ciências da Educação pela Universidad de La Empresa; especializações no exterior na Harvard Business School; MIT; Pace University e Insead. Profissional premiado com top de marketing diversas vezes e recém eleito um dos TOP FIVE PALESTRANTES DO BRASIL PELO PREMIO RH TOP OF MIND – ESTADãO – 2011.

KS: Há quanto tempo está no “ramo” de palestras?
Tejon: Estou dedicado ao ramo de palestras, como atividade profissional e focada, desde 2005, quando sai do Estadão.

O que é um “bom contratador” de palestras?
Um bom contratador de palestras é o que identifica a legitima necessidade do contratante, e oferece um briefing preciso dos pontos essenciais desejados e o motivo da contratação do palestrante. Fora isso realiza os cuidados administrativos fundamentais

O que é um “bom público” para um palestrante?
Um bom público para o palestrante é aquele que foi pré-preparado para a palestra... Uma boa palestra nasce antes da palestra em si. Isso significa promover antecipadamente a palestra, aumentar o nível da consciência do publico a respeito da mensagem e valorização prévia do momento.

Quais são em sua opinião os cinco atributos indispensáveis para um bom palestrante?
1º. Conteúdo profundo da matéria em questão;
2º. Capacidade carismática para conduzir a razão através da abertura emocional;
3º. Ter vivencia real, e experiência própria sobre tudo o que fala;
4º. Autocrítica e consciência da sua responsabilidade sobre a vida das pessoas. Senso ético;
5º. Inovação permanente de forma e conteúdo.

Que tipo de material promocional para vender palestras você acha que funciona?
Para vender palestra, o vendedor No.1 é o cliente e o público onde as palestras já foram dadas. O boca a boca é vital. Fora isso, site, email mkt e assessoria de imprensa, com forte database de prospects.

Quais os temas de palestras que você acha que estão na moda atualmente?
Palestras na moda? Na moda seriam temas da vanguarda, a tal da geração Y... O neuromarketing.... O novo luxo.... A sustentabilidade.... PORéM, temas eternos continuam sendo: Liderança, vendas e superação.

Você tem alguma história de horror envolvendo palestrantes em seus eventos?
História de horror? Uma palestra, onde o estimulo oferecido pelo palestrante é a grotesca manipulação do dinheiro, do sucesso e do resultado que ele oferece em termos do novo carro que possui, da nova casa onde mora e de uma ligação materialista nazifascista de êxito, intoleráveis. Outro aspecto indesejável é a canalização religiosa.

O que é importante no comportamento do palestrante fora do palco?
Um palestrante fora do palco precisa ser um EXPERIENCIADOR REAL sobre tudo o que fala em cima do palco. Não dá para falar de liderança sem nunca ter sido líder, não da para falar de vendas sem nunca ter vendido, não da para falar de superação sem nunca ter superado.... O palestrante precisa ser legitimo e verdadeiro..... Um experimentador que processou aquilo que comunica.

Como você avalia se a palestra atingiu seu objetivo?
Uma palestra atingiu o objetivo quando essa palestra se multiplica e vira o ponto de partida para outras palestras. A carreira de um palestrante é derivada de o quanto uma palestra vende outras palestras. Ao lado disso, a avaliação qualitativa da alteração do estado de espírito dos participantes, no antes, no durante e no pós-palestra.

PALESTRANTE NãO é SIMPLESMENTE UMA PROFISSãO A MAIS. é UMA MíDIA INTERATIVA DE SENTIDOS E DE SIGNIFICADOS PROCESSADOS A PARTIR DE EXPERIêNCIA CONCRETA....

Saiba mais em: http://www.tejon.com.br/
Fonte: http://www.keynotespeakers.com.br

 

 
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